Buscar

o que é tecido conjuntivo?quais suas funções?

o que é tecido conjuntivo?quais suas funções?

💡 2 Respostas

User badge image

Leo Furtado

O tecido conjuntivo é um dos quatro tecidos que compõe o corpo (os outros são muscular, epitelial e nervoso) e suas funções principais são: nutrição, estabelecimento e manutenção da forma do corpo e defesa.

O tecido conjuntivo é formado principalmente de matriz extracelular (combinações de proteínas fibrosas e de substância fundamental amorfa), e possui uma parte celular, cujas células constituintes são: fibroblastos, fibrócitos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, leucócitos, e celulas adiposas.

Dependendo do tipo de fibra (colágeno tipo I, tipo III ou elastina), as fibras podem ser classificadas em colágenas, reticulares e elásticas, respectivamente.

O tecido conjuntivo abrange uma variedade de tecidos formados pelos constutuintes básicos do tecido. São eles: tecido conjuntivo propriamente dito (denso ou frouxo), tecido elástico, tecido reticular, tecido adiposo, tecido cartilaginoso e tecido ósseo.

6
Dislike0
User badge image

Eugenia Oliveira

O tecido conjuntivo é um dos quatro tecidos que compõe o corpo (os outros são muscular, epitelial e nervoso) e suas funções principais são: nutrição, estabelecimento e manutenção da forma do corpo e defesa

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais