Buscar

Qual o mecanismo de ação dos hormônios antidiurético(ADH ) e aldesterona na regulação do equilíbrio hidroeletrolitico corporal?

💡 3 Respostas

User badge image

ANNE GOIS

Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.

Apesar de apresentarem diferenças em relação ao local de ação no néfron e duração de ação, os diuréticos têm em comum a propriedade de estimular a eliminação dos íons Na+ pela urina. Como o Na+ não é excretado isoladamente, ele carrega a água do sangue, havendo aumento do volume urinário e a consequente redução da quantidade de líquido nos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão exercida nas paredes das artérias.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Fisiologia consiste em um subárea da Biologia que foca-se na investigação do aspecto funcional físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos. A titulo de curiosidade, a palavra "fisiologia" advém de dois termos gregos: "physis" que traduz-se como "funcionamento" e "logos" que significa "estudo" ou "conhecimento".

Nesse contexto, o hormônio antidiurético atua nas células reais e vasculares acarretando na produção de antidiurese e agindo como um vasoconstritor. Por sua vez, a aldosterona atua causando a reabsorção de sódio e, consequentemente, de água, regulando a pressão arterial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais