Buscar

O que são bens relativos e bens intrínsecos?

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

  Teleológica é uma ética que sustenta que o que é correto só pode ser definido a partir das consequências que uma dada ação produz. Isso se dá por que para esse tipo de teoria ética, só podemos afirmar o que é correto se antes definirmos o bem a ser alcançado.
      O utilitarismo é um tipo de teoria teleológica, como podemos ver na definição dos seu dois tipos mais comuns: o utilitarismo de atos e de regra. O utilitarismo de atos diz que uma ação é correta se sua realização dá origem a estados de coisas pelos menos tão boas quanto aquelas que teriam resultado em cursos alternativos de ação. Já o utilitarismo de regras afirma que uma ação é correta se esta estiver em conformidade com uma regra que resulte num estado de coisas pelo menos tão boas quanto aquelas resultantes de regras alternativas.
      Mas há também um outro tipo de teoria ética, são as deontológicas. Essa teoria sustenta que é correto é algo moralmente bom em si mesmo desprezando as consequências que delas podem resultar. Isso se deve por que para ela, só é possível realizar o bem se antes definirmos o que é correto a partir do bem que emana da natureza humana ou das legislações firmadas num pacto social.
      Apesar das duas teorias, teleológica e deontológica, terem concepções diferentes, isso não quer dizer que as duas são contrárias em tudo. Em muitos casos as duas possuem a mesma opinião a cerca de uma determinda ação. O que vai diferenciar são as justificativas que as duas encontram para se opor a esta ação.
 
 
FONTE: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, Por uma ética ilustrativa e progressista: uma defesa do utilitarismo. IN: OLIVEIRA, Manfredo A. de. (org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes 2000, p.99-117.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais