Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2014) O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análises para compreenderem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmos como profissionais, nos quais se dá sua atividade docente, para neles intervir, transformando-os.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Os professores e a equipe pedagógica devem realizar um diagnóstico da comunidade com a qual trabalham, estabelecer ações pedagógicas coletivas por meio de estudos teóricos e práticos e assumir, coletivamente, sua função social frente aos educandos.
II. Os professores devem elaborar planejamentos flexíveis, instrumentos avaliativos que contribuam para a formação humana e romper com práticas avaliativas direcionadas à simples classificação meritocrática dos educandos.
III. Os professores devem elaborar planejamentos individualizados, considerando o que é específico de cada turma, e aplicar provas ao final de cada bimestre, reestruturando continuamente sua prática pedagógica.
IV. Os professores e a equipe pedagógica devem elaborar plano de ação coletivo, centrar-se no processo de ensino-aprendizagem e realizar avaliações no que tange não somente à aprendizagem, mas também ao ensino.
V. Os professores devem decidir individualmente o melhor caminho a seguir no processo de ensino-aprendizagem, para tomar decisões, mesmo sem conhecer as necessidades de sua turma.
A - I, IV e V.
B - I, II e IV.
C - II, III e IV.
D - I, III e V.
User badge image
DiversificandoEdu

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os professores e a equipe pedagógica devem realizar um diagnóstico da comunidade com a qual trabalham, estabelecer ações pedagógicas coletivas por meio de estudos teóricos e práticos e assumir, coletivamente, sua função social frente aos educandos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a importância do diagnóstico e da ação coletiva. II. Os professores devem elaborar planejamentos flexíveis, instrumentos avaliativos que contribuam para a formação humana e romper com práticas avaliativas direcionadas à simples classificação meritocrática dos educandos. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois destaca a necessidade de práticas avaliativas mais inclusivas e formativas. III. Os professores devem elaborar planejamentos individualizados, considerando o que é específico de cada turma, e aplicar provas ao final de cada bimestre, reestruturando continuamente sua prática pedagógica. Parcialmente verdadeiro, a parte sobre elaborar planejamentos individualizados está correta, mas a aplicação de provas ao final de cada bimestre pode não ser a melhor abordagem, dependendo do contexto. IV. Os professores e a equipe pedagógica devem elaborar plano de ação coletivo, centrar-se no processo de ensino-aprendizagem e realizar avaliações no que tange não somente à aprendizagem, mas também ao ensino. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois enfatiza a importância do trabalho coletivo e da avaliação abrangente. V. Os professores devem decidir individualmente o melhor caminho a seguir no processo de ensino-aprendizagem, para tomar decisões, mesmo sem conhecer as necessidades de sua turma. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois a tomada de decisão deve ser informada e considerar as necessidades dos alunos. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: B - I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A sexualidade e o gênero compõem a identidade de cada sujeito. No âmbito histórico, ambos se transformam, de acordo com os valores de cada época. Nesse aspecto, podemos compreender que é a cultura que constrói o gênero, representando as atividades como masculinas e femininas.
Sobre gênero e sexualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Exercemos atividades que estão ligadas às formas de entendimento sobre sexualidade e gênero.
( ) Sofremos influência da cultura em que estamos inseridos.
( ) O preconceito pode surgir da concepção de uma sociedade sobre a sexualidade e gênero.
( ) Enxergamos o mundo de acordo com os valores de cada época. Dessa forma, assumimos papéis e funções pautadas nesse entendimento.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - V.

Garantir a inclusão significa abrir a possibilidade de incluir não apenas as pessoas com alguma deficiências, mas todas as pessoas independente de sua origem, contexto social ou econômico. Nesse sentido, as primeiras tentativas da inclusão iniciaram-se na segunda metade dos anos 1980, mas foi no início da década de 1990 que o mundo da educação passou a entender esta perspectiva.
Sobre o paradigma da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para atender a uma educação inclusiva não é necessário alterar o espaço físico.
( ) Todos, sem exceção, têm direito a uma educação numa concepção inclusiva.
( ) A heterogeneidade é um dos princípios que regem a educação inclusiva.
( ) O respeito ao tempo de aprender de cada um deve ser uma atitude não só do professor, mas dos colegas, agentes educativos e comunidade.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

No dia a dia, é comum ouvir-se falar em sexo, em gênero e em sexualidade. A tendência é de as pessoas considerarem estes três fatores iguais, tratando-os da mesma maneira, ou ainda de ver entre eles única e exclusivamente relação direta com as diferenças biológicas, ou seja, diferenças entre homens e mulheres.
Acerca das diferenças existentes entre sexo, gênero e sexualidade, assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de um modo geral, recebem, da parte da sociedade, a correta interpretação.
b) As palavras sexo, gênero e sexualidade, de modo algum, expressam alguma relação política.
c) As palavras sexo, gênero e sexualidade, geralmente, são concebidas na ótica das características individuais.
d) As palavras sexo, gênero e sexualidade não mantêm relação com as lutas de poder.

Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes: Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas. Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas, Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás, Há estrelas que veem, que ouvem, Outras surdas e outras cegas. Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários: Quase que só há estrelas.
Este poema apresenta uma narrativa poética por meio de parábola. Qual a mensagem que este poema traz?
A As diferenças que existem entre os seres humanos são o motivo para a falta de compreensão e respeito uns com os outros, pois não há afinidades.
B Somos seres humanos com características muito parecidas, somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes na forma de nos expressar, compreender o mundo e de nos relacionar.
C As diferenças são imperceptíveis, somos todos seres humanos constituídos de carne e osso.
D Os seres e suas múltiplas culturas constituem este planeta, repleto de harmonia e compreensão.

A diversidade é importante pela riqueza que traz através da miscigenação da cultura, expressa não só nas diferentes ideias, mas apresentada na forma de viver de cada civilização.
Sobre esta última, há três ?ingredientes? responsáveis pela formação da desigualdade social. Quais são?
a) Indiferença, rejeição e inclusão.
b) Poder, preconceito e exclusão.
c) Negligência, exclusão e crendice.
d) Exclusão, preconceito e abuso.

A diversidade é considerada como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores.
Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as sentenças a seguir:
I- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que procura elaborar bases pedagógicas que contemplem as diferenças.
III- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
IV- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que, ao formular suas bases pedagógicas, procura contemplar as diferenças individuais, respeitando-as.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, "assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil para o terrorismo".
A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:
a) A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.
b) A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam.
c) A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo.
d) O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.

Mais conteúdos dessa disciplina