Buscar

controle da pressao arterial pelo sistema renal, Renina-angiotendina ??????

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Pessoa

O controle da pressão arterial pelo sistema RENINA ANGIOTENSINA ALDOSTERONA (SRAA), é um sistema de longo prazo, feito por hormônios. Visa corrigir a pressão baixa. O sistema envolvido é o RENAL, que produz uma substância chamada de RENINA, essa substância vai atuar com a proteína chamada ANGIOTENCINOGÊNIO (CONSTA NO PLASMA SANGUÍNEO), ao atuarem, produzem a ANGIOTENSINA I, que ao cair na corrente sanguínea, passa pelo pulmão e a ENZIMA CONVERSORA DE ANGIOTENSINA (E.C.A), vai transformar a ANGIOTENSINA I(não é reativa) em ANGIOTENSINA II(é reativa).
A ANGIOTENSINA II vai liberar aldosterona, aumentando a reabsorção de sódio(Na+) no sangue, fazendo com que aumente o volume do sangue por osmose, assim regulando a pressão arterial.
A outra forma, é a ANGIOTENSINA II causar vasoconstrição, aumentando a resistência periférica total e aumentando a pessão arteiral.

Em suma, é isso. Recomendo o canal FISIOLOGIA FÁCIL no youtube, o professor explica divinamente bem. Bons estudos! Beijos.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais