Buscar

O silêncio, durante fase negocial, importa em alguma repercussão jurídica? Explique, fundamente conforme o Código Civil e dê exemplo prático.

💡 6 Respostas

User badge image

Daiana Sousa

Segundo Luiz Gustavo Meira Moser:

 

"Ainda estando o silêncio, desde os tempos mais remotos, ligado à ausência de exteriorização de ato volitivo, não se nega, sobretudo na seara comercial, onde a rapidez dos negócios exige respostas rápidas, que o silêncio de uma parte possa ser reputado como consentimento. Esse foi o entendimento adotado pelo Código Civil, em seu artigo 111:

“O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa”.

O dispositivo legal corrobora o entendimento de que os usos e costumes representam fundamental importância na constituição dos casos de eficácia do silêncio como manifestação de vontade, e, via de conseqüência, gerador de obrigações. Em outras palavras, o silêncio pode ser reputado como consentimento, desde que as circunstâncias legitimem tal atitude".

1
Dislike0
User badge image

Hugo Figueira

Art. 111, do CC/02
1
Dislike0
User badge image

Diogo Quintino

Em negócios o silêncio nunca é resposta, pois as duas partes tem q coincidir com o acordo para ser válido!
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais