Buscar

O Direito é um objeto ideal ou um objeto natural? Do ponto de vista das correntes Naturalistas e Positivistas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ismael Philipe Salles Galdino

Como você já deve ter visto, o Direito positivo é a ordenação heterônoma das relações sociais, baseada numa integração normativa de fatos e valores -Miguel Reale-; é o conjunto de regras jurídicas e, vigor num determinado país e numa determinada época.

Como também, o Direito Subjetivo é é o complexo de normas jurídicas que regem o comportamento humano, de modo obrigatório, prescrevendo uma sanção no caso de sua violação.

A compreensão do que seja Direito exige saber em que setor do universo das coisas, em que faixa ontológica, ele se localiza. Sem a tomada de consciência do problema e da fixação de um ponto de vista a respeito, não se pode chegar a uma definição do Direito, que explicite os seus elementos essenciais. Como o próprio Miguel Reale afirma,

 

“à medida que situamos o Direito na esfera da realidade que lhe é própria, determinando a estrutura do objeto que lhe corresponde, volvemos a nós mesmos, indagando como aquela realidade que representa em nosso espírito como conceito.'' REALE, Miguel.

 

Grande parte do objeto do Direito decorre do homem, do ser inteligente, da atuação deste sobre a realidade natural, de sua criatividade e imaginação. O universo nos oferece um panorama sumariamente variado: arvore, livro, cores, amor, regra de conduta social etc.



Uma observação profunda, pelas vias da ciência e da filosofia, há de revelar uma surpreendente harmonia: a ordem natural das coisas. Os diferentes objetos classificam-se em ideais, naturais, culturais e metafísicos. Em relação ao Direito, a indagação fundamental que surge é: onde se localiza o seu território? 

 

O caminho foi dado, agora encontre a resposta (totalmente pessoal).

 

Espero ter ajudado;

Bons Estudos!

 

 

3
Dislike0
User badge image

Mônica Hadassa

para naturalistas o direito pode ser inato ou obtido pela natureza' . para positivistas o direito é ideal
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais