Buscar

Progressão de regime.

Juiz de direito – TJ/PE- 2011) É incabível a determinação de exame criminológico para análise de pedido de progressão de regime, mesmo que motivada a decisão, consoante entendimento dos tribunais superiores.

Verdadeiro ou falso? Justifique.

 

Obrigado,

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Vidotti

Falso. É pacífico o entendimento da possibilidade de determinação do exame criminológico para auferir sobre o requisito subjetivo em pedido de progressão de regime, sendo realizada de forma fundamentada.

 

Ementa: Habeas Corpus. Execução penal. Necessidade de realização de exame criminológico para fins de progressão de regime de cumprimento de pena. Fundamentação idônea. Possibilidade. Precedentes. A jurisprudência desta Corte é firme no sentido de que não há ilegalidade na exigência de realização de exame criminológico como elemento de avaliação dos requisitos necessários à eventual progressão de regime de cumprimento da pena, desde que haja fundamentação idônea para tanto. Paciente que cometeu falta grave (fuga). Ausência de merecimento. Ordem denegada.

(STF - HC: 108025 SP, Relator: Min. JOAQUIM BARBOSA, Data de Julgamento: 29/11/2011, Segunda Turma, Data de Publicação: DJe-079 DIVULG 23-04-2012 PUBLIC 24-04-2012)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais