Buscar

Como se poderia diferenciar "Tipo Penal" e "Tipicidade"?

💡 6 Respostas

User badge image

Liège Santos

TIPO PENAL É ESPECIE DE NORMA PENAL INCRIMINADORA; O MODELO ABSTRATO QUE DESCREVE OS ELEMENTOS DA CONDUTA SANCIONADA PELO LEGISLADOR. JÁ TIPICIDADE É ELEMENTO DO CRIME; REUNIAO FATICA DE TODOS OS ELEMENTOS PREVISTOS PELO TIPO PENAL 

4
Dislike0
User badge image

Paulo Vitor

É uma relação de antecedente e consequente. Há o tipo penal prevendo a conduta penalmente vedada e a tipicidade que é a conduta que se amolda a esse tipo penal.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Fato típico (Tipo) pode ser definido como uma conduta proibida a qual é aplicada uma determina penalidade.


O tipo penal é uma ferramenta legal, necessárias a todas as sociedades e que tem por objetivo individualizar atitudes e ações que são relevantes por lei, ou seja, que são totalmente proibidas.


O tipo penal é encontrado nas leis estabelecidas e sem ele a sociedade não teria como julgar uma ação de determinado indivíduo ou grupo e indivíduos. Além disso ele deve ser descritivo para que a individualização ocorra.


É importante não confundir tipo com tipicidade. Enquanto o primeiro diz respeito a uma conduta proibida e prevista em lei, a tipicidade diz respeito à qualidade/gravidade que se dá a essa conduta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais