Buscar

A deficiência de iodo pode resultar em hipotireoidismo. O excesso também. Explique por quê ?

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Henrique

O excesso de iodo inibe a enzima que faz o transporte deste para dentro dos foliculos e assim não conseguem formar os hormonios tiroidianos. A deficiente faz com que a enzima não tenha substrato suficiente e assim hormonios insuficientes.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O hipertireoidismo trata-se de um distúrbio da glândula tireoide caracterizado pela produção excessiva de hormônios. Seus principais sintomas são hiperatividade, nervosismo, insônia e aumento da frequência cardíaca. Por sua vez, o hipotireoidismo também é um distúrbio da tireoide caracterizado pela baixa produção de hormônios. Seus principais sintomas são cansaço, depressão, pele seca, diminuição da frequência cardíaca e prisão de ventre.

As disfunções da tireoide causam hipotireoidismo que é a diminuição da produção dos hormônios T3 e T4 e hipertireoidismo, que é o excesso da produção dos hormônios T3 e T4. Ainda ligado a tireoide, a disfunção na produção do paratormônio, que seria a produção em excesso, resulta ossos descalcificados e quebradiços. E a hipertrofia da tireoide, chamada de bócio, em decorrência da falta de iodo.

Portanto, quando o iodo está desregulado ocorre a hipertrofia da tireoide que, por sua vez, acarreta nas disfunção da mesma, provocando hipertireoidismo e hipotireoidismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais