Buscar

Os ácidos nucleicos podem gerar moléculas energéticas para o nosso corpo? Se sim, em que vias estas moléculas estão envolvidas?

💡 4 Respostas

User badge image

Kathleen Louise

Os ácidos nucleicos, DNA e RNA, não podem ser utilizados como moléculas energéticas. Eles constituem o material genético.

0
Dislike0
User badge image

Sara Coêlho

Poxa só vi hj, mas sim pode gerar energia sim. Durante a formação da fita de DNA e RNA, a base nitrogenada vem ligada a pentose que vem ligada a tres fostato, porem para o DNA só precisa de um fosfato, entao a quebra dessa ligação de tres fosfato em apenas um gera energia que é empregada no proprio processo de formação do DNA e RNA. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

Os ácidos nucléicos são macromoléculas formadas a partir de unidades menores, os nucleotídeos. Estão presentes em todos os organismos vivos, e são responsáveis pela hereditariedade genética.


Resolução:

Os ácidos nucléicos podem gerar moléculas de grande potencial energético como o ATP e o GTP, como fonte de energia química para o metabolismo e fonte de energia na síntese protéica, respectivamente. A via metabólica principal envolvida é a via glicolítica ou da glicose.


Conclusão:

O organismo armazena energia absorvida na dieta no organismo. Esse acúmulo é realizado na conversão ou redução de moléculas mais complexas em moléculas de maior poder energético. Essa conversão ocorre através de vias metabólicas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais