Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
As plantas podem ser propagadas através de diversas formas. O conhecimento sobre o modo de reprodução das plantas permitiu a sua propagação e o desenvolvimento de novas cultivares a partir do melhoramento genético. A propagação de plantas pode ser realizada de duas formas: sexuada ou assexuada. Sobre os eventos relacionados com a reprodução das plantas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A reprodução sexuada, originada pela união dos gametas masculino e feminino, pode gerar descendentes homozigotos, quando ocorre em plantas de autofecundação.
II- As plantas alógamas apresentam fecundação cruzada, gerando preferencialmente descendentes heterozigotos.
III- A reprodução assexuada é uma forma de propagação vegetativa que gera clones, ou seja, plantas geneticamente iguais à planta matriz (planta que deu origem).
IV- O melhoramento genético só pode ser realizado em plantas de reprodução sexuada, porque estas plantas não produzem sementes.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A reprodução sexuada, originada pela união dos gametas masculino e feminino, pode gerar descendentes homozigotos, quando ocorre em plantas de autofecundação. Verdadeiro, pois na autofecundação, os gametas da mesma planta se unem, podendo resultar em descendentes homozigotos. II- As plantas alógamas apresentam fecundação cruzada, gerando preferencialmente descendentes heterozigotos. Verdadeiro, as plantas alógamas se reproduzem através da fecundação cruzada, o que geralmente resulta em uma maior diversidade genética, gerando descendentes heterozigotos. III- A reprodução assexuada é uma forma de propagação vegetativa que gera clones, ou seja, plantas geneticamente iguais à planta matriz (planta que deu origem). Verdadeiro, a reprodução assexuada resulta em clones, que são geneticamente idênticos à planta matriz. IV- O melhoramento genético só pode ser realizado em plantas de reprodução sexuada, porque estas plantas não produzem sementes. Falso, o melhoramento genético pode ser realizado em plantas que se reproduzem tanto sexuadamente quanto assexuadamente. Além disso, plantas que se reproduzem assexuadamente também podem produzir sementes. Com base nas análises, as sentenças I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A utilização de sementes é a estratégia mais comum de propagação de plantas. Diversas condições influenciam a germinação das sementes viáveis, como fatores ambientais (água, luz, temperatura, entre outros) e mecanismos de inibição (dormência). Considerando a dormência em sementes, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A dormência é um mecanismo que impossibilita a germinação das sementes, mesmo que elas estejam expostas às condições propícias para que esse processo ocorra.
II- A dormência pode ser resultante das condições estabelecidas no próprio embrião, como hormônios inibidores ou imaturidade (endógena), e também resultante de estruturas impermeáveis de proteção da semente ou dos frutos (exógena).
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras.

Os conhecimentos básicos de fisiologia vegetal contribuem de forma importante para a resolução de diversos problemas associados à propagação de plantas. Um exemplo desta contribuição é a aplicação de reguladores de crescimento para promover o enraizamento de estacas. Sobre o uso de reguladores de crescimento associado à propagação de plantas, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O uso de reguladores de crescimento para promover contribuições na obtenção de mudas é realizado seguindo diversos cuidados para promover sucesso e para evitar fitotoxidez.
II- Os reguladores de crescimento, como as auxinas, atuam de forma favorável à formação de brotações, controlando processos de desenvolvimento muito específicos no ápice das estacas.
III- Um importante efeito dos reguladores vegetais utilizados na propagação de plantas é a indução ao enraizamento, sendo importante observar a concentração, espécie, tipo de estaca e época do ciclo.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Uma variável que deve ser observada na propagação de plantas através da estaquia é com relação ao tipo de estaca utilizada. Nesse sentido, as estacas podem ser de diferentes estruturas da planta e também se diferenciar em relação à fase do ciclo. Sobre os tipos de estacas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As estacas caulinares são as formas mais comuns de estruturas vegetais utilizadas para essa estratégia de propagação, estando disponíveis a partir da segmentação dos ramos.
( ) As estacas foliares não são propícias para a propagação de plantas, pois resultam em grande perda de água por transpiração e baixa capacidade de enraizamento.
( ) Estacas lenhosas são aquelas coletadas das áreas não lignificadas das plantas, localizadas próximas aos meristemas de crescimento, com estruturas suculentas.
( ) De acordo com a época de coleta ou de acordo com o nível de lignificação, as estacas podem ser herbáceas, semilenhosas e lenhosas.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

A enxertia é uma técnica de propagação de plantas que resulta da união vascular entre dois indivíduos. Nessa estratégia, diferentes metodologias podem ser realizadas, como a borbulhia, a garfagem e a encostia. Sobre os tipos de enxertia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A borbulhia ou enxertia de gema é um método que resulta no posicionamento de um pequeno segmento de caule contendo uma gema, de forma a encaixar perfeitamente no porta-enxerto.
( ) A garfagem envolve a retirada de uma estaca, contendo uma ou mais gemas, realizando um corte em forma de bisel ou cunha, sendo encaixada no porta-enxerto.
( ) A encostia é uma metodologia onde é promovida a união de duas plantas que estão próximas, permitindo que ocorra a conexão vascular completa, também ocorrendo em condições naturais.
( ) A enxertia é um método prático de obtenção de mudas, sendo a principal estratégia para a propagação de plantas anuais, como o milho e o arroz.
a) V - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - V.

A obtenção de mudas utilizando estruturas especializadas, produzidas naturalmente pode viabilizar a multiplicação de plantas. Nesse caso, diversas estruturas podem ser utilizadas, dependendo da espécie vegetal, como: estolões, rizomas, bulbos, cormos, tubérculos e afilhos ou rebentos, entre outros. Sobre as estratégias de propagação utilizando estruturas especializadas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Estolões.
II- Rizoma.
III- Bulbo.
IV- Tubérculos.
A) I - III - IV - II.
B) IV - II - III - I.
C) III - I - II - IV.
D) II - IV - I - III.

A enxertia é uma técnica de propagação utilizada há milhares de anos. Essa estratégia envolve a união de dois ou mais segmentos, possibilitando a formação de um novo indivíduo sem resultar na mistura de material genético.
Com relação às vantagens da enxertia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Além da obtenção de novos indivíduos, a enxertia é uma técnica utilizada para outras finalidades como a identificação de viroses e o estudos fisiológicos e de anatomia.
b) Uma vantagem da propagação através da enxertia é a possibilidade de substituição da cultivar produtora sem o arranquio das plantas, desde que mantendo o porta-enxerto.
c) A enxertia é um processo de propagação que resulta em plantas mais vigorosas e que assim necessitam de maiores cuidados de manejo em comparação às plantas obtidas por sementes.
d) A enxertia possibilita combinar características de adaptação e de qualidade da produção, a partir de variáveis encontradas em cultivares diferentes.

Mais conteúdos dessa disciplina