Buscar

quais as doenças que causam as cáries?

💡 2 Respostas

User badge image

Diana Moraes

streptococus mutans e a bactéria mais comum q causa a cárie.
0
Dislike0
User badge image

Eduardo Carvalho Vieira

Acho que sua pergunta não está bem formulada. Mas tentando ajudar, na verdade existem condições que podem ser geradas através de doenças ou seu tratamento que favoreçam ao meio a manutenção de uma placa cariogênica, como por exemplo, tratamento de cancêr (radioterapia na região de cabeça e pescoço) que pode provocar xerostomia (diminuição da salivação), visto que a saliva tem o papel fundamental de fornecer um sistema tampão ao meio ácido cariogênico, além de carrear anticorpos específicos contra S. Mutans (igG) e minerais para o processo de remineralização. Uma doença de desordem motora ou cognitiva podem dificultar higiene do paciente etc..

Caso sua pergunta seja, quais microorganismos capazes de causar cárie a resposta é Streptococcos do grupo Mutans é a principal envolvida, porém sabe-se de outros microorganismos que possuem essa capacidade como os Lactobacilos, Streptococcos sobrinus, que também são presentes na placa dental e capazes de realizar glicólise e como subproduto gerar o ácido láctico que com o tempo provoca lesões cariosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais