Buscar

Custas Judiciais e Honorários Advocatícios. Assistência Jurídica e Gratuidade de Justiça.

Jonas propôs ação de cobrança em face de Adalberto. Em sentença o juízo condenou Adalberto a pagar a Jonas a quantia de R$ 40.000,00. Após o transito em julgado da decisão, Jonas iniciou a fase de cumprimento de sentença, tendo seu advogado na petição requerido novos honorários advocatícios. Adalberto em impugnação alegou que não havia que pagar novos honorários de sucumbência ao advogado de Jonas. Diante dos fatos, está correta a alegação de Adalberto? Fundamente e explique a sua resposta.

💡 9 Respostas

User badge image

José Francisco Gomes

Bom dia. Adalberto encontra-se equivocado, pois os honorários são devidos (súmula 517 do STJ - ‘São devidos honorários advocatícios no cumprimento de sentença, haja ou não impugnação, depois de escoado o prazo para pagamento voluntário, que se inicia após a intimação do advogado da parte executada’), porém devem ser fixados somente no final do cumprimento de julgado, observando-se os critérios estabelecidos no artigo 20, parágrafo 3º, do Código de Processo Civil, ou até mesmo se, em havendo impugnação, serão ou não devidos tais honorários.

‘Os honorários advocatícios devem se pautar pela razoabilidade de seu valor, daí porque devem guardar autêntica relação com os valores em discussão” (STJ, REsp 443.746-RS, Rel. Min. Franciulli Netto, 2ª Turma, jul. 04.05.2004, DJ 30.08.2004).

‘A verba honorária fixada ‘consoante apreciação equitativa do juiz’ (art. 20, par. 4º/CPC), por decorrer de ato discricionário do magistrado, deve traduzir-se num valor que não fira a chamada ‘lógica do razoável’ (…), pois em nome da equidade não se pode baratear a sucumbência, nem elevá-la a patamares pinaculares’ (STJ, REsp 147.346/ PR, Rel. Min. Cesar Asfor Rocha, 4ª Turma, jul. 24.11.1997, RSTJ 105/355

7
Dislike1
User badge image

William Rodrigues

boa garoto

2
Dislike0
User badge image

renanbteles1

De acordo com o art.85 do novo cpc  da direito a entrar com mais um  pedido de pagamento agora .  Adalberto não pode alegar a sucumbência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais