Buscar

Qual a importância do período renascentista para a formação do pensamento antropológico?

Sabe-se que a Antropologia enquanto ciência surge apenas no século XVIII, impulsionada por grandes mudanças sociais, bemc omo sabe-se que muito antes dessa época já se observava o outro de forma mais investigativa, pautando-se na curiosidade às diferenças entre os homens (língua, costumes, pensamento, etc), porém ainda tomando por base nossos próprios padrões de "normalidade" (etnocentrismo).

Desse modo, como as mudanças sociais e intelectuais do período do renascimento influenciaram uma formação da Antropologia como a conhecemos hoje?

💡 12 Respostas

User badge image

Raoni Arraes

Primeiro de tudo a Renascença acabou no século XVI. e a Antropologia não nasce como ciência no século XVIII, se a própria sociologia só é assim chamada no século XIX e Durkheim foi o primeiro professor de sociologia do mundo. A antropologia surge como ciência a partir da determinação do método etnografico por Malinowski, ou pelas Teorias Antropologicas de Mauss. 

Podes pesquisar a origem das 3 grandes escolas de Antropologia, A Escola Inglesa (Malinowski, Radcliff-Brown) Escola Francesa ( Mauss e Levi-strauss) Escola Americana ( Boas e Geertz) e claro a Brasileira ( Darcy Ribeiro, Roberto Cardoso de Oliveira), esses nomes são apenas exemplos de onde eu sugiro que comece a ler seriamente sobre antropologia. 

Em relação ao pensamento Renacentista, em termo de autores, acho que Maquiavel foi extremamente importante, mas as suas contribuições funcionam mais para Ciência Política. Da antropologia é importante saber como se transformou a cultura de lá pra hoje em dia, mas em termos academicos, vai precisar muito mais que essa resposta pra explicar.

3
Dislike1
User badge image

Silvio M. Duarte

Vsa. Exc. creio na prolífera proposta de vos arrebatar o crivo contemplativo e racional à História da Antropologia de Thomas Hylland Eriksen. Nessa obra o autor enxuga vários anos, e por tão breve resumo - justificado na pequenez quantidade de laudas -, escreve: 

1
Dislike1
User badge image

Silvio M. Duarte

O_O.... foi a metade da resposta.... EGUAAAA nããão... pqp... estou encaralhado agora
não creio nisso...
escrevi bem um livro agora... DDDDD: affe

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais