Buscar

Atos processuais. Forma, tempo e lugar. Prazos. Ato Processual praticado por meio eletrônico.

Ciente de que o artigo 188 do NCPC, na sua primeira parte afirma que "os atos processuais independem de forma determinada [...]". Por que o artigo 319 do NCPC enumera nos seus incisos o que deve conter a petição inicial? Fundamente e explique a sua resposta.

💡 12 Respostas

User badge image

Camilo Anjos

O Art. 188 do NCPC diz respeito ao modo, método, meio utilizado, forma como é organizado ou produzido, enquanto que no Art. 319 a mensão é sobre os requisitos, ou seja, o que deve haver, existir dentro de uma petição inicial e não a ordem ou forma como esses requisitos são dispostos, por exemplo.

7
Dislike0
User badge image

Maria Clara Leite Alves de Lima

O artigo 319 regula os requisitos da petição inicial para garantir que ela atingia sua finalidade. A forma é apenas um menino para se chegar a um fim, não sendo ela desvinculada a este objetivo. Como regra, os atos processuais não precisam de forma regulada em lei para serem praticados. Quando a forma do ato processual é regulado por lei como a petição inicial, o ato processual mesmo que não observe os requisitos, poderá ser considerado válido se atingir sua finalidade.
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais