Buscar

O que invalida o negocio jurídico?

resposta completa :)

💡 3 Respostas

User badge image

Láurea Assessoria Acadêmica

Boa tarde, Anieli.

De acordo com o art. 104 do CCB, a validade do negócio jurídico requer: (a) agente capaz (a doutrina estende tal necessidade a todas partes); (b) objeto lícito, possível, determinado ou determinável; (c) forma prescrita ou não defesa em lei; e, de acordo com a doutrina, (d) vontade livre, i.e., sem vícios.

Pois bem, conforme Tartuce (2011, p. 179), o negócio jurídico que não se enquadra nesses elementos de validade, é, em regra, nulo de pleno direito, ou seja, haverá nulidade absoluta. Eventualmente, o negocio poderá também ser anulável (nulidade relativa ou anulabilidade), como no caso daquele celebrado por relativamente incapaz ou acometido por vicio de consentimento.

Cumpre ressaltar também que a invalidade do negócio poderá ser total (quando atinge todo negócio jurídico) ou parcial (quando atinge somente parte do negócio jurídico).   

Bons estudos. 

5
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Bolsonello

Para se ter validade o negócio juridico segundo Art.104, I II III do CC  Agente capaz, ou se for de menor com seu representante assistido; Objeto licito, possivel, determinado ou determinavel; forma prescrita ou nao defesa em lei. Os negocio juridicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração(Art.113 CC)

Art.138 do CC; Sao anulaveis os negocios juridicos quando as declaraçoes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligencia normal, em face das circunstacias do negocio (erro acidental nao confirma anulação do negocio juridico)

4
Dislike0
User badge image

joseane da silva

invalidade significa falta de validade nulidade de acordo com o codigo civil em seu art.104 para que o negocio juridico seja valido  requer alguns item enumerados pelo mesmo. a invalidade abrange a nulidade e a anulabilidade do negocio jurídico a depender do caso O Código Civil prevê as hipóteses de nulidade absoluta em seu Art. 166 O art. 169 prevê que “O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo ou seja independer quanto tempo dura esse negocio nunca existiu para o direito ele é invalido,todavia nao pode-se esquecer que ha o negocio juridico nulo e o anulavel.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais