Buscar

O que são normas de vigência instantânea, exemplos pf !!!

💡 6 Respostas

User badge image

Kallielyson Lopes da Silva

são as que entram em vigência com a sua publicação, sem vacatio legis. É fácil indentificá-la pois há ao final do texto da lei a expressão: " está lei entra em vigor na data de sua publicação".
3
Dislike0
User badge image

Weliton Pacheco

São aquelas que não possuem vacatio legis, pois são de menor impacto na aplicação do ordenamento, isto é, não significa dizer que essas leis não tem relevância, mas sim que elas não impactam diretamente na aplicação do ordenamento jurídico vigente.

Bons exemplos são as leis que instituiem os dias de profissionais, como a lei nº 13.118, de 7 de maio de 2015, que instituiu oficialmente no país a comemoração anual do Dia Nacional do Médico Radiologista em 8 de novembro.

2
Dislike0
User badge image

Paulo Vitor

Vigência: qualidade de lei ou ato normativo a implicar a sua força cogente em determinado ordenamento jurídico na esteira de certo lapso temporal (vigência --> revogação). (instantâneo não preciso dizer). Ex. regulamentos admintrativos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados