Buscar

Por que o baixo pH favorece a corrosão do Ferro?

Já conferi o diagrama de Pourbaix, no entanto, justificar a corrosão do ferro apenas pelo diagrama, mostra-se vago. Poderia alguém detalhar a razão do processo corrosivo do Fe acentuar-se em meios ácidos?

💡 5 Respostas

User badge image

Eduardo Costa

pH O efeito real do pH num metal qualquer é determinado pelo comportamento do óxido do próprio metal. Se o óxido for solúvel em meio ácido, o metal sofrerá uma rápida corrosão. Se o óxido se dissolver rapidamente em meios alcalinos, a corrosão será extensa nesta faixa de pH. A maioria dos metais encaixa-se na primeira categoria. 

No caso do ferro (Fe), à medida que o pH aumenta até 4,0, a corrosão do Fe é similar à de um metal solúvel em ácido. Com índices entre 4,3 e 10,0, a taxa de corrosão é menos influenciada pelo pH, porque a despolarização por oxigénio é o principal factor determinante da corrosão. Qualquer aumento adicional do pH reduz a taxa de corrosão até um valor mínimo, que é atingido por volta do pH 12. Neste ponto, o Fe comporta-se como anfótero: a taxa de corrosão começa novamente a aumentar com o aumento do pH.

6
Dislike0
User badge image

Thalys Feitosa

O diagrama de Pourbaix é complementado com essa resposta. Obrigado.
2
Dislike0
User badge image

Weber Braga

O ph influencia na resistividade da superfície que circunda o aço. Alterando o pH da superfície do metal, torna ela mais suscetível aos íons livres que causam a corrosão.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais