Buscar

Normas constitucionais originárias podem ser inconstitucionais?

💡 2 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

Não. O Poder Originário é incial, ele institui uma nova ordem jurídica, o surgimento das normas não está condicionado a regras e não se sujeita a limitações do direito anterior.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Não.

A despeito da importante tese do jurista Otto Bachof sobre a existencia de uma possivel hierarquia entre as normas da Constituições, na qual seria possível a existência de normas constitucionais originárias inconstitucionais, o Supremo Tribunal Federal não admite tal tese.

Para a jurisprudência do STF, não há a possibilidade de normas constitucionais originárias serem inconstitucionais. O intérprete da Constituição, ao se deparar com duas ou mais normas constitucionais originárias aparentemente contraditórias, caber-lhe-á compatibilizá-las, de modo que ambas continuem vigentes. Não há que se falar em controle de constitucionalidade de normas constitucionais, produto do trabalho do poder constituinte originário.

O Supremo Tribunal Federal admite apenas a possibilidade de controle de constitucionalidade em relação ao poder constituinte derivado, apreendendo-se, portanto, que as revisões e as emendas devem estar balizadas pelos parâmetros estabelecidos na Constituição.

Neste sentido, a posição do STF no julgamento da ADI 815 / DF, em 28/03/1996:

"A tese de que há hierarquia entre normas constitucionais originárias dando azo à declaração de inconstitucionalidade de umas em face de outras e incompossível com o sistema de Constituição rígida."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais