Buscar

Força Centrípeta.

Se existe uma força resultante atuando sobre a partícula que descreve um movimento circular uniforme, por que a velocidade escalar da partícula permanece constante?

💡 1 Resposta

User badge image

Thalys Feitosa

Sendo a força centrípeta, a aceleração provocada por esta força será unicamente centrípeta (encarregada de modificar a DIREÇÃO da velocidade). Isto é, não haverá coponente tangencial (responsável pela alteração do MÓDULO da velocidade - velocidade escalar).

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A velocidade da partícula permanece constante pois a força resultante aplicada nela durante o movimento não irá se alterar. Consequentemente, não havendo alteração de força durante o movimento, a aceleração continuará nula e como sabemos, um movimento que possui aceleração nula, tem velocidade constante.


Portanto, a força é um fator crucial para definir o movimento como uniforme ou não. Obviamente, do ponto de vista real, dificilmente teremos um movimento com a força totalmente constante durante todo tempo e por isso consequentemente a partícula terá uma aceleração, por menor que seja, porém não nula. Um outro exemplo em que podemos ver esse fato é ao tentarmos empurrar uma roda para gerar movimento.


Se empurrarmos a roda com a mesma força, ela manterá a mesma velocidade, ou seja, velocidade constante e acelerçaão nula. Porém se uma segunda pessoa no meio do caminho também empurrar a roda, ela mudará sua velocidade inicial  e  a partir desse momento irá adiquirir uma aceleração. Para esse caso teremos um movimento acelerado pois a aceleração fará a velocidade da roda aumentar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais