Buscar

quais fora as adaptações que resultaram na enorme diversidade dos hexápodes.

adaptações que resultaram na  diversidade dos

hexápodes.

💡 2 Respostas

User badge image

Tamara Cristine Zordan

Sucesso do grupo:Exoesqueleto – resistente à dessecação; Vôo (dispersão, fuga de predadores, acesso rápido ao alimento e hábitats ótimos); Desenvolvimento indireto (permite a divisão de recursos, evita a competição, etc).

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

Os hexápodes é o subfilo de maior representatividade dentro do filo, e fazem parte do grupo animal que obteve o maior sucesso adaptativo e evolutivo, o filo dos Artrópodes. As espécies desse filo comportam uma impressionante diversidade estrutural e taxonômica, apresentam um registro fóssil rico e são os animais preferidos para estudos sobre a biologia do desenvolvimento, com diversos “sistemas-modelo”.

 


 

Resolução:

 

As adaptações resultantes da diversidade do subfilo dos hexápodes é o resultado, além das características evolutivas do filo que são comuns à todos os artrópodes, de uma série de características. São elas: i) A perda do segundo par de antenas; ii) A formação de um tórax; iii) Os três pares de pernas, daí o nome do subfilo; iv) O número de segmentos abdominais, limitados a um máximo de 11 segmentos; v) A perda dos apêndices abdominais (algumas estruturas persistiram nos dipluros, colêmbolos e as genitálias externas); vi) As traqueias, que formam um sistema capaz de realização de trocas gasosas; vii) A excreção por túbulos de Malpighi.

 


 

Conclusão:

 

Apresentam a maior diversidade e o maior número de espécies entre os seres vivos, além do sucesso evolutivo mais bem adaptado entre os animais da terra.

 


 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais