Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
De acordo com o comportamento biológico, os tumores são divididos em benignos e malignos. Uma das etapas mais importantes do estudo das neoplasias é estabelecer esta diferença. Algumas vezes esta diferença não é fácil de ser estabelecida e, nestes casos, adotamos o nome de tumores limítrofes ou borderline. Os critérios que permitem estabelecer com segurança o diagnóstico são, na maioria dos casos, morfológicos.
Com relação às fases do ciclo celular e a sua relação com o câncer, analise as afirmativas a seguir:
I. A fase M do ciclo celular é geralmente prolongada em células cancerosas, permitindo uma divisão celular mais controlada e menos propensa a erros.
II. Na fase G1 do ciclo celular, as células cancerosas frequentemente apresentam uma rápida proliferação, devido à perda do controle sobre a entrada na fase S.
III. Durante a fase S do ciclo celular, ocorre a replicação do DNA, e mutações genéticas podem surgir, contribuindo para a instabilidade genômica em células cancerosas.
A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa II está correta.
E As afirmativas I e II estão corretas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A fase M do ciclo celular é geralmente prolongada em células cancerosas, permitindo uma divisão celular mais controlada e menos propensa a erros. Falso. Na verdade, a fase M (mitose) em células cancerosas tende a ser mais rápida e descontrolada, resultando em divisões celulares com mais erros. II. Na fase G1 do ciclo celular, as células cancerosas frequentemente apresentam uma rápida proliferação, devido à perda do controle sobre a entrada na fase S. Verdadeiro. Células cancerosas muitas vezes perdem o controle sobre o ciclo celular, levando a uma proliferação rápida na fase G1. III. Durante a fase S do ciclo celular, ocorre a replicação do DNA, e mutações genéticas podem surgir, contribuindo para a instabilidade genômica em células cancerosas. Verdadeiro. A fase S é onde a replicação do DNA ocorre, e é comum que mutações aconteçam, contribuindo para a instabilidade genômica. Com base nas análises: - A afirmativa I está incorreta. - As afirmativas II e III estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: B) As afirmativas II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As populações estão aumentando, envelhecendo e se tornando cada vez mais sedentárias. Os casos de câncer e morte pelo câncer estão aumentando. Todavia, a maioria dos cânceres pode ser prevenida. A melhor evidência mostra que políticas inteligentes e ações combinadas em todos os níveis reduzirão o risco de muitos cânceres. A luta contra o câncer requer um esforço conjunto e multidisciplinar. Embora o envelhecimento da população e o sedentarismo apresentem desafios, a educação e a prevenção podem desempenhar um papel fundamental na redução do impacto dessa doença. Adotar políticas e ações que promovam estilos de vida saudáveis é um passo vital para garantir que mais pessoas possam viver vidas longas e saudáveis, minimizando o risco de câncer.
Considerando as ações de prevenção do câncer, analise as afirmativas a seguir:
I. Atividade física regular, diminuição do peso corporal e ingestão de alimentos naturais e pouco industrializados são medidas de prevenção do câncer e promoção da saúde.
II. A realização periódica do exame preventivo, conhecido como exame de Papanicolau, de acordo com protocolos do Ministério da Saúde, é uma medida de prevenção para o câncer de mama.
III. Os nitritos são conservantes muito utilizados em alimentos, principalmente nos chamados embutidos (salsicha, presunto, salaminho, mortadela, entre outros). Este conservante é recomendado como parte de uma alimentação saudável e não está associado à promoção de nenhum tipo de câncer.
IV. O tabagismo é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Sabemos que o tabagismo é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de pulmão e a maioria dos casos dessa doença está diretamente relacionada ao consumo de tabaco. Assim, cessar o hábito de fumar é uma importante medida de prevenção para o desenvolvimento de diversos cânceres, principalmente o de pulmão.
A III e IV, apenas.
B I, apenas.
C I, II, III e IV.
D I e IV, apenas.
E I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina