Logo Passei Direto
Buscar
A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde (CID) é o sistema internacional que classifica os estados de saúde. Entretanto, este instrumento não permite avaliar a restrição funcional determinada pela doença. Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elaborou um novo sistema classificatório e descritivo das alterações funcionais.
Assinale a alternativa CORRETA que representa esse sistema classificatório, atualmente:
A Classificação Internacional de Deficiências Incapacitantes e Desvantagens (CIDID).
B Índice de Katz.
C Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
D Mensuração de Independência Funcional (MIF).
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas: A) Classificação Internacional de Deficiências Incapacitantes e Desvantagens (CIDID) - Essa classificação não é amplamente reconhecida como um sistema atual da OMS. B) Índice de Katz - Este é um instrumento utilizado para medir a capacidade funcional em atividades diárias, mas não é um sistema classificatório da OMS. C) Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) - Esta é a classificação desenvolvida pela OMS que avalia a funcionalidade e as restrições funcionais, complementando a CID. D) Mensuração de Independência Funcional (MIF) - Embora seja um instrumento de avaliação, não é um sistema classificatório da OMS. A alternativa correta que representa o sistema classificatório elaborado pela OMS para avaliar as alterações funcionais é: C) Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com o objetivo de mensurar a independência funcional do paciente, o fisioterapeuta poderá utilizar mensurações globais, como: o Índice ou Escala de Barthel, o Índice de Katz e a Mensuração de Independência Funcional (MIF). Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A A MIF é uma escala multidimensional validada para o Brasil e que aborda o nível de independência em diversos domínios na execução das atividades motoras e cognitivas de vida diária por uma pessoa.
B O Índice de Katz é um instrumento amplamente usado no mundo para a avaliação da independência funcional e mobilidade.
C O Índice de Barthel tem a capacidade de avaliar seis funções relacionadas com as atividades cotidianas, que são a alimentação, a continência, a transferência, a toalete, o vestir e o banho.
D A MIF realiza a classificação da funcionalidade e a incapacidade do indivíduo, nos seus vários domínios.

A definição de metas a curto e longo prazo em Fisioterapia Neurofuncional é de extrema importância para o sucesso do tratamento fisioterapêutico. Outro fator importante é a definição dos objetivos do tratamento.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA sobre os objetivos principais da Fisioterapia Neurofuncional:
A Melhorar a qualidade de vida do indivíduo, garantindo que ele entenda que não poderá mais ter independência ou vida social.
B A reabilitação das funções motora e sensorial, não fazendo parte da reabilitação a questão social ou recreativa.
C A reabilitação da função motora, pois esse deve ser o foco da Fisioterapia na reabilitação do indivíduo.
D Melhorar a qualidade de vida do indivíduo, promovendo sua independência, retorno ao trabalho e atividades recreativas.

A amplitude de movimento (ADM) é um parâmetro utilizado na avaliação e no acompanhamento fisioterapêutico. Muitas vezes, a avaliação da ADM faz parte da definição da propedêutica e do prognóstico de um indivíduo submetido à Fisioterapia.
Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- A ADM não varia de indivíduo para indivíduo, não havendo interferências em relação à idade, sexo ou prática de atividade física.
II- Amplitude de movimento ativa: movimentação realizada voluntariamente, ou seja, sem auxílio do examinador.
III- Amplitude de movimento passiva: são os movimentos realizados pelo examinador sem o auxílio ativo do paciente.
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

A amplitude de movimento das articulações pode ser avaliada e mensurada por meio da utilização de um goniômetro universal. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A goniometria é uma técnica considerada dependente dos pontos de referência usados como padrão para cada articulação corporal.
II- O posicionamento dos braços do goniômetro sofre variação de acordo com a articulação que será testada.
A) As asserções I e II são falsas.
B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da I.
C) As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.
D) A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

Existem uma série de etapas que auxiliam o fisioterapeuta a planejar um tratamento eficiente, sempre lembrando e levando em consideração as necessidades e metas que o paciente também deseja alcançar. Sobre essas etapas, assinale a alternativa INCORRETA:
A Examinar o paciente.
B Definição do diagnóstico clínico.
C Elaboração do tratamento fisioterapêutico.
D Definição do prognóstico.

O estiramento do músculo constitui o estímulo específico para o reflexo miotático, portanto a percussão para testar os reflexos profundos pode ser realizada nos tendões, nos ossos ou no próprio músculo. Porém, quando em relação aos reflexos cutâneos superficiais, o estímulo é aplicado na pele, evocando a contração reflexa do músculo. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Os músculos podem responder ao estímulo de estiramento com contração reflexa, e todos os seus reflexos são importantes do ponto de vista clínico e por isso todos são incluídos no exame neurológico.
II- Nos reflexos superficiais, o estímulo provocador do reflexo é superficial, feito, em geral, com uma agulha de ponta romba.
III- O sinal de Babinski consiste na rotação rápida do hálux, provocada pela estimulação da região plantar.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) Somente a sentença III está correta.

A ataxia descreve a coordenação anormal de movimentos, sendo caracterizada por deficiência na velocidade, amplitude de deslocamento, precisão direcional e força de movimento. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O termo "dismetria" é caracterizado pela amplitude incorreta de movimento e força mal direcionada e reflete a deficiência na regulação da força muscular.
II- Os movimentos hipométricos podem ser observados, de melhor forma, em movimentos curtos, rápidos e intencionais e durante os ajustes posturais.
III- Os movimentos hipermétricos são observados, de melhor forma, em movimentos lentos e de pequena amplitude.
A) Somente a sentença I está correta.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças II e III estão corretas.