Buscar

Uma roda de bicicleta, com momento de inercia de 0,29 kg.m^2

Uma roda de bicicleta, com momento de inercia de 0,29 kg.m^2 em torno do seu eixo e velocidade angular inicial 2,9 rev/s, reduz sua velocidade ate parar, em razão do atrito nos mancais, em um intervalo de tempo ˜ de 5 min. Qual e o módulo do torque (em 10^(−2) N.m) devido ao atrito, supondo-o constante? 

💡 1 Resposta

User badge image

Rômulo Cenci

Eai Joalyson,

Assim ó, tem como achar o torque pela fórmula tau=alfa*I, onde tau é o torque, alfa é a aceleração angular e I é o momento de inércia, que você já tem, ai é só descobrir alfa atráves da equação: w=w0+alfa*t, onde w=0 / w0=2.9rev/s=18.22rad/s / alfa=incógnita / t=5*60=300s. Eu encontrei alfa=-6.0733*10⁻²rad/s², dai o torque ficaria tau=0.29*(-6.0733*10⁻²)=-1.7[10⁻²Nm].

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

É conhecido que podemos aplicar a segunda Lei de Newton para corpos que realizam movimento circular. A segunda Lei de Newton seria visualizada da seguinte maneira:

\(T=I\alpha\)

Onde T é o torque, I o momento de inércia e \(\alpha\) a aceleração angular. Portanto, um corpo que possui uma frequência de rotação de 2,9 Hz possui uma velocidade angular de \(\omega=18,22 rad/s\). Sabendo que a aceleração angular é igual à variação da velocidade dividida pela variação do tempo, pode-se calcular a aceleração angular da seguinte maneira:

\(\alpha = {\Delta\omega \over \Delta t} => \alpha= {-18,22rad/s \over 300s}\)

\(\alpha=-0,0607 rad/s²\)

Portanto, aplicando na Lei de Newton, apenas o módulo da aceleração angular será relevante:

\(T=0,29kg.m.0,0607rad/s²=>T=1,76 \times 10^{-2} N.m\)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais