Buscar

O que consiste a Civil Law?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo

O Civil Law é um sistema utilizado no Brasil cuja principal fonte formal do direito nesse sistema é a lei, ao contrário do Comon law, que é o sistema baseado em costumes e precedentes, utilizado em países como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O sistema romano-germânico ou Civil Law, como a própria nomenclatura diz, é um sistema jurídico baseado no Direito Romano. O sistema romano-germânico ganhou força no século XII, quando começou a haver maior liberdade na busca pelo conhecimento, em um momento pré-renascimento, e as universidades européias puderam retornar a estudar os moldes do Direito da sociedade Romana. Dá-se, nesse momento, atenção especial ao Corpus Iuris Civilis, que consistia em um sistema jurídico extremamente bem elaborado. 

O direito romano começa, desde então, a influenciar o direito de quase todos os Estados europeus, e, consequentemente espraia-se pelo mundo.

São caracteristicas deste sistema:

  • o caráter escrito do direito;
  • generalidade das normas jurídicas, que são aplicadas pelos juízes aos casos concretos;
  • competências rígidas e distintas entre o julgar e o legislar;
  • divisão sistemática entre direito público e privado;
  • importante papel da doutrina na elaboração do Direito;
  • importante papel da hermeneutica jurídica, diante da abstratividade e generalidade das normas jurídicas;

Difere-se do sistema chamado de Common Law, que tem influência anglo-americana, e baseia-se, fundamentalmente, em precedentes jurisprudenciais. As decisões judiciais são, então, fontes imediatas do direito, gerando efeitos vinculantes. A norma de direito é extraída a partir de uma decisão concreta, sendo aplicada por meio de um processo indutivo, aos casos idênticos no futuro. Não quer dizer, contudo, que haja ausência de lei nesses países, muito pelo contrário. Todavia, a regra dos precedentes é bastante forte nos países que adotam a Common Law, como nos Estados Unidos e na Inglaterra.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais