Buscar

Qual o nome da pseudo-teoria ou mesmo teoria que...

...quando o observador analisa o objeto, o objeto se modifica ?

💡 4 Respostas

User badge image

Raoni Arraes

Caro Silvio, isso se chama Etnografia. E não há essa questão de quando o pesquisador analisa um objeto esse objeto não se modifica. O que acontece que há visões desse mesmo objeto, a forma que interagimos com eles vai nos trazer respostas diferentes, isso varia de pesquisador pra pesquisador. As teorias mais clássicas é a de Malinowski e Geertz. Malinowski é conhecido como criador do metdod etnografico, utilizado na Antropologia de Campo, ele foi um dos primeiros a quebrar o paradigma de Antropologo de Escritorio (ex: Mauss) e de Varanda, e passar a interagir com os atores sociais que está pesquisando. Geertz rompe com o ideal de Malinowski, que mostra a sua visão como a real daquela situação, e Geertz, já tenta buscar mostrar como ele acha que os atores sociais se vem naquela condição. 

Atualmente há muitas vertentes da etnografia, há indigens, negra, genero e por ai vai. Mas o que você realmente procura é etnografia.

3
Dislike0
User badge image

Maurício Modesto

Tem um certo quê de dialética clássica aí, não? "Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio, porque nem o homem nem o rio serão os mesmos." (Heráclito, em tempos mais remotos)

Mas enfim, prosseguindo, creio que isto esteja ligado a epistemologia moderna. Hilton Japiassu define dois tipos de epistemologia: a global e a específica, e dentro dessas definições Trindade pontua que:

"Todo conhecimento torna-se, devido à necessária vinculação do meio ao indivíduo que pertence ao próprio meio, um autoconhecimentoEssa interação faz-se cogente pela gênese unívoca entre os muitos integrantes do mundo da vida, sem olvidar que o homem é um desses integrantes [...] Ocorre, deste modo, um acoplamento estrutural entre o sistema nervoso do observador e o meio, proporcionando, assim, uma mútua transformação/adaptação. O ser é modificado pelo meio ao qual o próprio ser pertence e modifica."

Recomendo uma pesquisa mais relacionada a epistemologia em si do que a teorias do conhecimento.

Espero ter ajudado.

2
Dislike1
User badge image

Silvio M. Duarte

Claro que ajudou, sempre ajuda.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais