Buscar

Exitem divergências entre os manuais DSM V, DSM IV e o CID-10?

💡 3 Respostas

User badge image

Lays Oliveira dos Santos

Uma das maiores criticas entre eles, é a quantidade que a cada publicação aumenta de forma descontrolada, as novas "patologias" que são inseridas neles. 

2
Dislike0
User badge image

Daniella Cristini

o CID 10 é o mais aceito pelo SUS, a maioria dos psiquiatras se baseiam por ele, o DSM V teve uma alteração na questão de categorias em relação ao DSM IV e a maneira como foram dispostas as categotias das psicopatologias também mudaram no DSM V em relação ao IV. 

1
Dislike0
User badge image

Aline Arantes

Sim, divergências existem, primeiramente em relação ao tipo de Manual a que cada um se refere, o CID- 10 é um manual internacional de classificação das doenças (tanto físicas quanto mentais) e foi desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, em termos do Sistema Único de Saúde é tido como referência para compartilhamento de informações entre diferentes especialidades, ou seja, é a classificação consensualmente utilizada no interior deste sistema. Com relação ao DSM (ambas as versões, a quarta e a quinta) trata apenas dos transtornos mentais, foi desenvolvido pela APA - Organização Americana de Psiquiatria, é comumente utilizado no âmbito acadêmico, principalmente no que se refere à pesquisa e estudo. As versões do DSM são distintas, a quarta é configurada em eixos de vida, o que lhe confere uma característica mais complexa de entendimento dos transtornos em sua manifestação individual no interior das distintas sociedades e culturas, é considerado por muitos pesquisadores a melhor e mais completa versão já desenvolvida. Já a quinta e última versão (até o momento) retoma o padrão anterior (similar a 1°, 2° e 3° versão) sem lançar mão de eixos e descrições mais explicativas dos transtornos mentais, tendo sido considerada por muitos acadêmicos da saúde mental, um retrocesso para o entendimento dos processos de adoecimento mental e relacionar-se a hegemônica visão biomédica e biomecanicista. Espero ter ajudado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais