Buscar

caso concreto

Após inúmeras manifestações exigindo ampliação de participação dos cidadãos no processo politico do país “P”, os governantes, assustados com tais eventos, dão inicio a uma reforma politica que tem por objetivo alterar algumas regras estabelecidas na constituição de ?P?.  Nesta, atualmente, há previsão para que apenas os homens com idade igual ou superior a 21 anos possam votar sendo que a proposta é a de que o voto seja passível de ser exercido por homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos.  Além desta alteração outras mais poderão ser propostas pelos atuais parlamentares, que simbolicamente representam a vontade do povo de ?P? diante do quadro apresentado, e considerando a leiura do seu livo de Ciência Política, responda:

a)      A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de ?P??

b)      A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia , a dos antigos ou a dos modernos? Justifique.

c)       A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Nicole Costa

A) Sim, para alguns autores o Estado democrático se caracteriza pela participação da sociedade 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais