Buscar

Toda intervenção precisa ter um interventor?

Pode ocorrer parcial? Justifique o dispositivo contitucional pertinente.

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Segundo dispositivo expresso no texto constitucional, pode haver intervenção sem interventor. Ressalte-se que nos casos do inc. VI, como nos do inc. VII do art. 34, o decreto do Presidente da República não necessita ser submetido à apreciação do Congresso Nacional, visto que o decreto limitar-se-á à suspensão do ato impugnado, sem necessidade da nomeação de um interventor.  Será necessária a nomeação do interventor, somente quando atingir o executivo, pois, neste caso o interventor nomeado exercerá as funções do Governador.

Portanto, para simplificar. É que ela pode atingir qualquer órgão do Poder estadual. Se for no Executivo, o que tem sido a regra, a nomeação do interventor será necessária, para que exerça a função de Governador. Se for no Legislativo apenas, tornar-se-á desnecessário o interventor desde que o ato de intervenção atribua as funções legislativas ao Chefe do Executivo estadual. Se for em ambos, o interventor será também necessário para assumir as funções executivas e legislativas.

 

1
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

A única espécie de intervenção cuja nomeação de interventor é obrigatória é aquela na qual a União intervém no Executivo estadual. Nas demais situações, a nomeação de interventor será dispensável.

A intervenção pode ser parcial. Se o descumprimento está ocorrendo no Executivo estadual, não haverá razões para interferir no funcionamento da Assembleia Legislativa ou do Tribunal de Justiça, por exemplo.

Se o ato combatido está sendo praticado apenas no âmbito da Secretaria de Segurança, não há motivos para interferir na Secretaria de Educação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais