Justifique
DLRV Advogados
Há mais de um mês
As fontes do direito remetem as formas pelas quais o direito se manifesta.
As fontes formais são aqueles meios de expressão do Direito, as formas pelas quais as normas jurídicas se exteriorizam, e tornam-se conhecidas.
A jurisprudência é considerada fonte formal indireta, ou imprópria, que é aquela que assume a função de fonte de direito por excepcionalidade, quando as fontes formais diretas não se aplicam (leis, por exemplo).
O fato da jurisprudência poder ser vista como fonte formal não exclui sua finalidade de servir como método de interpretação legal também.
Paulo Oliveira
Há mais de um mês
Pelo meu entendimento, é uma fonte formal mediata, ou seja, que explicam ou interpretam ou aplicam as fontes imediatas ou informais. Agora Súmulas vinculantes: sendo as súmulas vinculantes uma parte da jurisprudência consolidada do STF, também elas constituem fonte mediata. Embora vinculantes, não possuem força de lei nem emanam do Poder Legislativo. É por isso que não podem ser classificadas como fonte imediata do Direito penal.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Paulo Oliveira
Há mais de um mês
Acrescentando "...e tantas outras áreas do direito", o que na pratica forense é o que não ocorre! Porque vimos que se por exemplo, sua apelação for de encontro há um entendimento jurisprudencial ela nem é conhecida.
Valeu!
Eric Bortoletto Fontes
Há mais de um mês
Seguindo a visao de Reale, é fonte FORMAL, pois oferece o conteudo ao legislador e nao possui forca de leii