Buscar

Na tentativa de corrupção ativa pode usar art. 17 CP crime impossível?

tentativa

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael Souza

não cabe tentativa neste tipo penal e não poderia ser intiludado de crime impossível pois impossível seria o assassinato da sua sombra... ou o aborto de gravidez imaginaria isso seria exemplos de crimes impossíveis mas a tentativa de corrupção ativa nao tem nexo pois nao é impossível so nao é aceita pelos doutrinadores e juristas do nosso ordenamento jurídico
3
Dislike0
User badge image

Isac Hallyson Candido

Primeiramente, gostaria de pedir ao Dr. Rafael de Souza a Maxima Venia, pois irei discordar parcialmente de sua concepção. Ocorre que no caso de corrupção ativa nossos tribunais e doutrinadores corroboram que, em regra, não é possível a tentativa no crime em comento, por se tratar de crime de mera conduta, vez que o simples fato de oferecer ou prometer vantagens a funcionário público o crime está consumado.

Entretanto seria normalmente possível no caso de os elementos do tipo, qual sejam oferecer ou promover, através de escritas que por motivos alheios não chegou a ser recebida pelo agente público.

Agora no segundo caso sé existe a possibilidade de dar entendimento de crime impossível acompanho integralmente o Dr. Rafael, embora já tenha divergência sobre o tema, mas a maioria da doutrina e jurisprudência entende não ser possível, pois no crime de mera conduta é, sobremaneira, incompatível com o crime impossível, pois como já dito o simples fato de oferecer o prometer já está consumado.

Atenciosamente,

Isac

HC Consultoria Jurídica

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais