Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Leia a citação abaixo: A partir do século III, vários povos germânicos começaram a invadir o continente europeu. Tribos diversas, com várias culturas ocupavam, não raro de forma violenta, os diversos territórios do lado ocidental do Império Romano. Em paralelo a essas invasões, o império começou a passar por crises econômicas e políticas. Tudo isso levou à queda definitiva em 476, com a deposição do imperador Rômulo Augusto por Flávio Odoacro, que se tornou rei de Roma.
Considerando a citação acima e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 2: A invasão dos povos bárbaros de História da Língua portuguesa, avalie as seguintes proposições:
I. Na Península Ibérica, os povos que se estabeleceram foram os suevos e os visigodos, os quais não impuseram sua língua.
PORQUE
II. Esses reinos germânicos permaneceram na península até o século VIII, quando ocorre a invasão árabe.
A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E: As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as proposições: I. Na Península Ibérica, os povos que se estabeleceram foram os suevos e os visigodos, os quais não impuseram sua língua. Essa afirmação é falsa. Os visigodos, por exemplo, impuseram sua língua e influenciaram a formação do que viria a ser o português. II. Esses reinos germânicos permaneceram na península até o século VIII, quando ocorre a invasão árabe. Essa afirmação é verdadeira. Os reinos germânicos, como os visigodos, realmente permaneceram na Península Ibérica até a invasão árabe no século VIII. Agora, vamos às alternativas: A: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. (FALSO) B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. (FALSO) C: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO) D: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) E: As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: D: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte excerto de texto: Durante o período da emergência da língua românica que deu origem mais tarde ao português, os documentos e as obras literárias eram escritos em latim. Os primeiros textos já na nova língua nesse período de formação foram a Notícia do Torto (1211) e o Testamento do Rei Afonso (1214). No século XV, embora o ensino ainda fosse feito em latim, o galego-português assumia cada vez mais funções sociais. Questões políticas e sociais levaram à evolução do português e à separação dessa língua mais elaborada de sua matriz medieval, o galego-português.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Conversa Inicial: História da Língua portuguesa, questões sociais, culturais e políticas de História da Língua portuguesa sobre a língua portuguesa no século XV, analise as seguintes afirmativas:
1. Assim, a partir do século XV, o português se estrutura gramaticalmente e literariamente, e se consolida como língua do Estado português.
2. O galego perde prestígio e se vê invadido pelo castelhano – que começa a se constituir no espanhol, língua do Estado da Espanha.
3. Hoje, o galego é língua oficial, junto ao francês, na região da Galiza, noroeste da Espanha.
4. O português passa por um período clássico e, a partir da expansão marítima, se diversifica.
5. Atualmente, o português moderno possui diversas variedades além da europeia – o português do Brasil e dos diversos países que foram no passado colônias portuguesas na África e na Ásia.
A: I, II, IV
B: I, II, V
C: I, II, IV, V
D: II, IV, V
E: III, V

Mais conteúdos dessa disciplina