Buscar

Porque o ovário é considerado uma glândula mista?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Ferreira Demétrio

Porque, eles apresentam características das glândulas endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo, ou seja, possuem um canal para a secreção (ducto) característica da função exócrina, e eliminam também seus produtos no sangue (função endócrina). 
No caso dos ovários, o ovócito secundário é lançado para as tubas uterinas (exócrino), e o estrógeno e a progesterona no sangue (endócrino). 

8
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As glândulas mistas, também chamadas de glândulas anfícrinas são tecidos epiteliais glandulares que se comportam como glândula endócrina e como glândula exócrina ao mesmo tempo. Se comportando como glândula endócrina tem a função de secretar substâncias diretamente na corrente sanguínea, já como glândula exócrina tem a função de produzir secreção como forma de eliminação de alguma substância para fora do corpo. Dessa forma, as glândulas mistas apresentam um canal capaz de eliminar diversas secreções, de maneira a cumprir a função exócrina e possuem também a capacidade de descartar substâncias diretamente no sangue, mantendo a função endócrina. Os ovários são classificados como glândulas mistas pois possuem as duas funções, sendo que lança o ovócito secundário nas trompas e diretamente no sangue elimina o estrógeno e a progesterona.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais