Buscar

Condições da Ação x Inafastabilidade da Jurisdição

Uma das Condições da Ação é o Interesse de Agir, que se biparte em Adequação e Necessidade. O juiz, ao julgar que uma Petição Inicial não atende à condição por falta do requisito Necessidade, viola o princípio da Inafastabilidade da Jurisdição?

💡 2 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Boa noite, Lucas! Eu achei a sua pergunta muito interessante, gostaria que me permitisse emitir uma opinião. 

 

Eu acredito que uma petição inicial não recepcionada pelo juiz sob o fundamento de que não atenderia ao requisito necessidade não ofende o princípio da inafastabilidade, pelo fato de que o Juiz, ao apreciar a demanda, já estaria fazendo jus ao princípio, de forma que inafastabilidade da jurisdição consistiria na vedação do Poder Judiciário em conhecer das matérias levadas ao mesmo, e em meu entendimento, a decisão por prosseguimento ou não do processo em sua fase inicial, com a análise do magistrado acerca dos requisitos da Ação, já seria o Poder Judiciário se manifestando acerca da demanda, o que não fere o princípio. O direito de ação existe, e ele é consagrado no momento em que o autor ingressa com a ação, o que em minha opinião já significa a consagração do princípio da inafastabilidade da jurisdição, em que o Poder Judiciário não se excusará de apreciar as demandas. 

Não sei se ficou claro, mas esta é a minha opinião sobre o assunto! Comente e compartilhe se possível a sua opinião também. 

 

Abraços!

3
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

De forma alguma, pois a própria atividade jurisdicional definirá se a ação é regular, ou não.

Pelo contrário, admitir o exercício do direito de ação de forma irregular que poderia prejudicar o acesso à justiça, por meio assoberbar o Poder Judiciário e prejudicar novas demandas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais