Buscar

solução

o cloreto de sodio,nacl,e o acucar sao substancia utilizadas na preparacao do soro caseiro a disenteria. Entretanto, uma solucao aquosa de cloreto de sodio conduz corrente eletrica enquanto a glicose nao a conduz.Essa diferenca de comportamento pode ser explicada:

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Carolina Carvalho Santos

Pela diferença nas ligações, o NaCl é um composto iônico enquanto o açúcar é um composto covalente.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Soluções  eletrolíticas são soluções como o próprio nome indica, soluções contendo eletrolitos (cations e anions).

Eletrolitos a grosso modo são substancias que podem se ionizar e hidrolisar ( solubilizar em água), simplificando se separam e formam íons  com cargas negativas e positivas ( como o sal de cozinha, que são cristais de NaCl) normalmente estão na forma de cristais no estado solido a CNTP, e quando misturado a água são solubilizados e formam uma solução eletrolítica de Na+ e Cl-.

Porem essa solubilidade é finita , ou seja existe uma quantidade de sal que a água consegue solubilizar, quando se adicionam uma quantia maior que a constante de solubilidade suportada pelo água, o sal então começa a recristalizar, em uma dinâmica de dissociação e cristalização continua. Devido a este fato se colocarmos uma colher pequena de sal em um copo de água todo o sal é solubilizado, mas quando se adiciona 4-5 colheres o sal começa a recristalizar no fundo, mas isso é outra historia.

O importante é que soluções eletrolíticas possuem íons separados com carga positiva e negativa em equilíbrio quando estão em pH 7, estes conseguem se migrar “deslocar” de um lado para outro dentro da solução conforme se adiciona um potencial elétrico em uma ou outra extremidade do frasco que as contem,  conduzindo a eletricidade, no caso das soluções não eletrolíticas, são soluções que contem moléculas que não se dissociam (não se separam), por exemplo água deionizada e sacarose (açúcar).

Porem uma solução não eletrolítica é pouco provável pois sabe que a própria água se auto ioniza, então para se ter uma solução não eletrolítica pura não pode-se ter íons dentro da solução, o que se obtêm normalmente é uma solução com baixa concentração de íons e isto dificulta a condução de elétrons e consequentemente a migração de íons.

Na pratica para se obter uma solução completamente não eletrolítica, seria necessário se obter uma solução completamente isolante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais