Buscar

Qual a relação entre constitucionalismo, estado constitucional, estado democrático e estado de Direito?

💡 2 Respostas

User badge image

Stefani Ferreira

  1. Constitucionalismo: é um movimento político e jurídico, a partir do qual se emergem as constituições.
  2. Estado Constitucional: é aquele que estabelece uma lei maior, para declarar e assegurar direitos. 
  3. Estado democrático: é o governo com participação do povo.
  4. Estado de direito: O governo cria leis e se submete a elas.
2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Constitucionalismo é a denominação atribuída pelo movimento político-jurídico-social que causou a evolução do conceito de Constituição, de seu conteúdo e do detentor do poder nos Estados.

A referida evolução ocorreu quase que simultâneamente em duas frentes diversas. Uma na França, e outra nos Estados Unidos, sendo certo que ambas concorreram para a formação da idéia atual de Constituição.

Na Europa o constitucionalismo teve início com a revolta burguesa, detentora do poder econômico, contra o absolutismo monarquico, onde todo poder político se concentrava nas mãos do monarca. Munidos do arcabouço teórico dos pensadores iluministas e contratualistas (Locke, Hobes e Rousseau) e dos ideais de Estado de Montesquieu, a burguesia passou a pressionar a monarquia, o que culminou com a revolução francesa e, logo após, com a proclamação da nova Constituição Francesa, a primeira que trazia apenas normas de organização do Estado e direitos e garantias de primeira geração (liberdades individuais).

Nos Estados Unidos o movimento ocorreu de forma diversa. Ao se tornarem independentes da Inglaterra, os estados se reuniram e optaram, na Convenção da Filadélfia, por produzir uma Constituição. Adotaram um Estado Federado Republicano, tendo o consitucionalismo evoluido para garantir direitos já conquistados (civis e políticos) e para a implantação de direitos econômicos e sociais e direitos de igualdades.

Tais movimentos afirmaram a supremacia do indivíduo, a necessidade de limitação do poder dos governantes, bem como a racionalização do poder.

Podemos dizer que o Estado Constitucional, isto é, aquele Estado que controla o exercício do poder através de uma Constituição, teve sua origem, em grande parte, influenciada pelos movimentos constitucionalistas americanos e franceses.

Em oposição os poderes desenfreados e absolutos, o movimento constitucionalista trouxe alternativas, organizando o Estado de maneira diferente, limitando o Poder e dando mais liberdades individuais.

Podemos dizer também que o chamado Estado Democrático de Direito também teve sua origem nestes movimentos, que influenciaram movimentos que tornaram o poder cada vez mais democrático, e fizeram com que todos, sem exceção, se submetessem ao império da Lei.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais