Buscar

Qual o caminho percorrido pelos espermatozóides ? Como se forma o sêmen? 


💡 5 Respostas

User badge image

Sângela Fernandes

 A produção dos espermatozóides dá-se nos tubos seminíferos dos testículos através de um processo chamado espermatogénese. Tem início, quando os rapazes atingem a puberdade e desenvolve-se ao longo de toda a vida Os espermatozóides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozóides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra.

Quando há uma excitação os espermatozóides são expulsos pelo pénis, juntamente com as substâncias produzidas pelas glândulas anexas (vesícula seminal e próstata) formando um líquido chamado sémen, num processo a que se dá o nome de ejaculação.

2
Dislike0
User badge image

Inara Jacobsen

Caminho percorrido: Túbulos seminíferos -> Túbulos retos -> Mediastino (rede testicular) -> Dúctulos eferentes -> Epidídimo -> Ducto deferente -> Ducto ejaculatório -> Uretra (Prostática -> Membranácea -> Peniana ou Esponjosa)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sêmen ou esperma é formado por espermatozóides e a combinação de dois líquidos: o liquido seminal e o líquido prostático. O líquido seminal não contem espermatozóides, constitui cerca de 70% do esperma e é formado por componentes orgânicos e inorgânicos derivados de secreções da glândula bulbouretral, da vesícula seminal e da próstata. Já o líquido prostático, é o que dá ao sêmen a aparência leitosa, correspondendo a 30% do sêmen.

Os espermatozóides são produzidos nos testículos e armazenados do epidídimo, donde parte o canal deferente que leva eles até a vesícula seminal, que armazena os espermatozoides maduros e os protege no líquido seminal. O canal deferente tem seu fim na parte da uretra que atravessa a próstata.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais