Buscar

o que é fundamentos do direito?

direito

💡 1 Resposta

User badge image

Jéssica Melo

Existem várias doutrinas sobre o princípio básico do direito. Um exemplo é que o desejo é o fundamento do direito: essa teoria é, porém, passível de crítica, pois o desejo é egoísta e insaciável, e portanto, cego e injusto. Outros, por sua vez, afirmam que o direito resulta da necessidade, ou seja, do interesse; esta doutrina é também errônea porquanto as necessidades e os interesses variam nos diversos indivíduos e, as vezes, num mesmo individuo, conforme as circunstancias.

Hobbes, Spinoza e Nietzsche consideram a força como princípio fundamental do direito. Idêntico ponto de vista defendem Darwin, e, em geral, os evolucionistas, ao admitirem a concorrência vital, onde domina o mais forte sobre o mais fraco, como base da evolução biológica e social, e, portanto, do direito. Ora, conceber a força, isto é, o poder do mais forte, como fundamento do direito, representa a destruição de toda a ordem moral e jurídica. A força é um poder físico que se baseia no que é, enquanto que o direito, pelo contrário, é um poder moral que se baseia no que deve ser.

Kant e os partidários da moral autônoma consideram a liberdade como o único principio do direito. Na sua opinião, “o que torna o homem respeitável, o que faz com que ele deva ser tratado como fim e não como meio, é a liberdade que constitui o árbitro supremo dos próprios atos”. Sem dúvida, a liberdade é condição básica do direito e do dever. Mas, considerada em si mesma, revela-se incapaz de fundamentar o direito, pois a liberdade não é o fim em si mesmo, mas apenas meio. A liberdade só é sagrada e inviolável na medida em que ela está de acordo com a moralidade. Assim, a liberdade, para servir de base do direito, deve estar unida ao dever.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais