o que é coesão sequencial? - Análise Textual

o que é coesão sequencial?

com se aplica no contexto 

@Análise Textual ESTÁCIO

66 resposta(s)

  • Euziana coelho correa

    O texto não representa um simples emaranhado de palavras, dispostas de forma solta, desconexa. Seja ele constituído desta ou daquela intenção comunicativa, as partes que o compõem têm de estar entrelaçadas entre si, de modo a formar um todo lógico, preciso, coerente. Caso assim não se apresente, as ideias nele abordadas assemelhar-se-ão a uma colcha de retalhos, formada de partes desordenadas.

    Dessa forma, texto tem tudo a ver com tessitura, entrelaçamento. Mas para que tal aspecto se manifeste de forma efetiva, a presença de alguns elementos, considerados elementares, é necessária. Entre eles, a coesão, responsável por atribuir clareza, precisão e objetividade ao discurso ora proferido. Assim, podemos defini-la como um conjunto de recursos linguísticos de que dispõe a língua, de forma a estabelecer as ligações necessárias entre os constituintes de uma frase, entre as orações de um período e entre os parágrafos de um texto. Trata-se de uma relação harmoniosa, a qual permite ao leitor uma leitura agradável, fazendo com que o texto não se torne repetitivo, tampouco enfadonho. Nesse sentido, a coesão se subdivide em referencial e sequencial.

  • Euziana coelho correa

               A coesão sequencial, como indica o próprio nome, é responsável pela ordem, sequência, continuidade do texto, pode ser estabelecida por meio da coesão sequencial temporal e da coesão sequencial por conexão.   COESÃO SEQUENCIAL TEMPORAL          Indica o tempo dos fatos narrados em um discurso, a partir da ordenação linear dos elementos, de expressões que indicam continuação das sequências temporais, das partículas temporais e da correlação dos tempos verbais.           Assim, a sequenciação temporal pode ser obtida por:1.          ordenação linear dos elementos - é o que torna possível dizer                  Vim, vi e venci.      e não                  Venci, vi e vim.      ou                  Levantou cedo, tomou banho e saiu.      e não                  Saiu, tomou banho e levantou.2.          expressões que assinalam a ordenação ou continuação das sequências temporais:                 Primeiro vi a moto, depois o ônibus.                Os capítulos anteriores tratam da eletrostática: agora falaremos da eletrodinâmica, deixando os problemas do eletromagnetismo para ospróximos.3.          partículas temporais:                 Não deixe de vir amanhã.                 Irei ao teatro logo à noite.4.          correlação dos tempos verbais:                 Ordenei que deixassem a casa em ordem.                 Ordeno que deixem a casa em ordem.                 Paulo não chegou ainda embora tivesse saído cedo.                 O que ele dissesse estaria certo.

  • Euziana coelho correa

    Nos nossos posts anteriores, já vimos os conceitos básicos sobre coesão e estudamos três mecanismos importantes: coesão referencial, lexical e por elipse. Na aula de hoje, vamos analisar os dois processos coesivos que faltavam:

    • COESÃO SEQUENCIAL
    • COESÃO RECORRENCIAL

     

    COESÃO SEQUENCIAL

    coesão sequencial se refere ao desenvolvimento textual propriamente dito por procedimentos demanutenção e progressão temática. Na prática, é aquela que se estabelece por meio de conectivos, cuja função é, basicamente, ligar as frases e estabelecer uma relação de sentido entre elas.

    Vejam a tirinha a seguir:

  • Euziana coelho correa

       COESÃO SEQUENCIAL POR CONEXÃO          Expressa a interdependência semântica existente entre uma sentença e outra por meio de pausas e conectores - estes não  só unem as partes do discurso como também norteiam a argumentação.

  • Euziana coelho correa

    A coesão e a coerência textuais constituem níveis diferentes de análise. Isso porque pode haver um seqüenciamento coesivo de fatos isolados que não têm condição de formar um texto. Por outro lado, também pode poder haver textos destituídos de coesão mas cuja textualidade se dá no âmbito da coerência.

    A coerência de um texto é facilmente deduzida por um falante de uma língua, quando não se encontra nenhum sentido lógico entre as proposições de um enunciado oral ou escrito. É a competência linguística, tomada em sentido amplo, que permite a esse falante reconhecer de imediato a coerência de um discurso. A competência linguística combina-se com a competência textual para possibilitar certas operações simples ou complexas da escrita literária ou não literária: um resumo, uma paráfrase, uma dissertação a partir de um tema dado, um comentário a um texto literário, etc.

Carregar mais