Buscar

Mandado de segurança pode ser usado para proteger direito a vida?

💡 3 Respostas

User badge image

Andréia Ramos

Segundo o que eu já estudei, o Mandado de Segurança existe para proteger o direito liquido e certo. Pois não cabe a produção de provas. Como o direito a vida está elencado no rol de direitos fundamentias, acredito que O MS pode ser impetrado para esse fim, desde que não exija produção de provas.

1
Dislike0
User badge image

Juliana Valiengo

muito obrigada Andréia 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim.

O Mandado de Segurança pode ser utilizado nesta hipótese desde que seja para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, se, ilegalmente ou com abuso de poder, o sujeito sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. 

"Art. 1o  Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça."

Tal hipótese ocorre muitas vezes quando não são oferecidos medicamentos necessários aos cidadãos com riscos de vida, devendo o Mandado de Segurança, também nesses casos, observar a exigencia de que o direito seja líquido e certo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais