Buscar

Qual a importância do retardo existente entre a transmissão do potencial de ação dos átrios para os ventrículos? Como ele ocorre?

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Digilio

Esse retardo é o tempo necessário para que o ventrículo relaxe para comportar o sangue provindo da sístole atrial. Esse retardo deve-se pela reduzida quantidade de junções comunicantes na região próxima do nó AV
2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>O potencial de ação cardíaco é um potencial de ação especializado que ocorre no coração , que apresenta propriedades únicas necessárias para o funcionamento do sistema de condução elétrica do coração. O potencial de ação cardíaco difere significativamente em diferentes porções do coração.
Essa diferenciação gera diferentes características elétricas das diferentes áreas do coração, como a capacidade de despolarizar sem qualquer influência externa. Essa propriedade é conhecida como o automatismo do músculo cardíaco. Essa despolarização espontânea deve-se ao fato de as membranas plasmáticas das células cardíacas terem uma permeabilidade reduzida ao K + , mas permitir o transporte passivo dos íons cálcio, o que permite gerar uma carga líquida.
Isso ocorre quando os miócitos cardíacos, liberam Ca 2+ do retículo sarcoplasmático que é induza pelo fluxo de Ca 2+ no interior da célula através de canais de cálcio voltagem-dependentes no sarcolema. Esse fenômeno é chamado de liberação de cálcio induzida por cálcio e aumenta a concentração mioplásmica de Ca 2+ livre, que produz contração muscular. Os canais de potássio são reabertas e o fluxo resultante de K + na célula ocorre fora da repolarização para o estado de repouso.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais