Buscar

Alguém sabe explicar a pejotizacao no direito do trabalho ?

💡 2 Respostas

User badge image

Wellington Coelho

A pejotização, é a contratação do trabalhador pessoa fisica, através de uma pessoa jurídica. No caso, o trabalhador é obrigado a criar uma Pesso Juridica (PJ = PEJOTIZAÇÃO), para poder ser contratado.

É mais uma forma de fraudar os direitos trbaalhistas, e o vinculo de emprego. 

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

A pejotização no Direito do Trabalho é um fenômeno que tem crescido muito nos últimos anos no Brasil.

Pejotização nada mais é do que quando um empregado se torna pessoa jurídica (PJ, daí o termo "pejotização) para que facilite a sua contratação e haja menor incidência de encargos trabalhistas do que quando é contrato por meio da CLT.

Há casos em que a pejotização é encarada como fraude, pois na verdade é uma relação que deveria seguir as regras da CLT, mas há casos em que a pejotização não deve ser caracterizada como fraude, como nos casos em que o funcionário efetivamente é um prestador de serviços.

Esse é um fenômeno que se deve ter muito cuidado tanto ao analisar quanto no momento de utilizá-lo de forma prática, para que nem o empregado e nem o empregador sejam prejudicados ou acabem se utilizando de uma fraude para formalizar uma relação entre ambos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais