Buscar

quais os destinos do glutamato formando no processo de transaminacao? e os locais da célula que isso ocorre?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcela de Castro

O glutamato pode seguir dois caminhos: uma desaminação ou uma transaminação.Na transaminação, o glutamato reage com oxaloacetato, formando aspartato e a-cetoglutararo.Na desaminação, o glutamato libera seu grupo amino como Nh3, que se converte em NH4+ e vai para o ciclo da uréia. Esta reação ocorre principalmente no fígado e utiliza NAD+ ou NAP+ como coenzima. Essa enzima é específica para o glutamato, portanto, para que o grupo amino seja liberado na forma de uréia, o composto deve antes ser convertido a glutamato no fígado.

2
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

O glutamato formado na transaminação é deslocado para o interior da mitocondria, onde irá transferir seu grupamento amino ao carbomoil fosfato para que ocorra o ciclo da uréia. Isso ocorre nos hepatócitos e transforma a amônia que é tóxica em uréia para que essa seja eliminada. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados