Buscar

Como fazer diagrama de esforço cortante e momento fletor?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O diagrama de esforços cortantes é um gráfico que descreve a variação dos esforços cortantes ao longo das seções transversais da estrutura.


A convenção adotada para o desenho do diagrama é tal que valores positivos de esforços cortantes são desenhados do lado das fibras superiores da barra e negativos do outro lado.


Já o diagrama de momentos fletores é um gráfico que descreve a variação dos momentos fletores ao longo das seções transversais da estrutura.


A convenção adotada para o desenho do diagrama é tal que valores positivos de momentos fletores são desenhados do lado das fibras inferiores da barra e negativos do outro lado.

 

fonte: webserver2.tecgraf.puc-rio.br/ftp_pub/lfm/civ1112-aula04.pdf

1
Dislike0
User badge image

Antonio Bazileu

Esforço cortante - E toda a força que se encontra a um angulo de 90º do que esta em análise, visando que ele visto da esquerda para a direita para cima é positivo, da esquerda para a direita para baixo é negativo, e olhando da direita para esquerda para baixo é positivo e para cima negativo.

 

Momento fletor - Analisando em uma pórtico ou grelha, o momento fletor é basicamente o somatório acumulado da área do gráfico do esforço cortante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais