Buscar

como calcular: vazão, velocidade...

💡 5 Respostas

User badge image

vieira.horacio@terra.com.br

Q = v/t = v.A onde Q = vazão v = velocidade t= tempo A= área da seção
0
Dislike0
User badge image

Elaine Isa Rodrigues

estou como dúvida como calcular a vazão útil de barragem?
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem diferentes maneiras de se calcular o valor da vazão e da velocidade de um escoamento, sendo algumas teóricas e outras práticas. Para cálculo da velocidade, pode-se utilizar um tubo de Pitot, a relação entre velocidade e vazão ou a relação entre distância e tempo, por exemplo. No caso da vazão, pode-se usar como exemplo a relação entre volume e tempo e a relação entre velocidade de escoamento e área de escoamento.


Supondo que a velocidade de escoamento do fluido e a área pela qual ele escoa sejam conhecidos, a vazão desse fluido pode ser calculada por meio do produto entre essas duas grandezas. Um exemplo prático para cálculo da vazão é calcular quanto tempo demora para um tanque com volume conhecido ficar cheio ao ser alimentado pelo fluido do qual deseja-se encontrar a vazão, já que o quociente entre este volume e o tempo necessário para que ele fique cheio corresponde ao valor da vazão.


Para cálculo da velocidade, pode-se utilizar um tubo de Pitot, que é um dispositivo composto por um tubo piezométrico e uma coluna d´água que possui a ponta em 90º para que a energia cinética do escoamento seja considerada na coluna d’água formada. A diferença entre as alturas das colunas d’água corresponde à energia cinética do escoamento, que por sua vez é calculada pelo quociente entre o quadrado da velocidade de escoamento e duas vezes o valor da aceleração da gravidade.


O cálculo da velocidade de escoamento por meio da relação entre distância percorrida e espaço é experimental. Em uma tubulação com o escoamento que se deseja calcular a velocidade deve-se colocar algum objeto (normalmente uma bola) sobre e água e cronometrar quanto tempo ele precisa para chegar até uma distância conhecida ao ser transportado pela água em escoamento. O quociente entre a distância que o objeto percorreu e o tempo que foi necessário para ele percorrer essa distância corresponde à velocidade de escoamento do fluido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais