Buscar

efeitos para o pais quando o nivel de poupança e investimento é alto ou baixo em relacão aos demais paises do mundo

💡 1 Resposta

User badge image

David Leandro

Tecnicamente, quando o nível de poupança/investimento é alto, isso é um sinal (que pode ser falso ou verdadeiro) de que a população está enriquecendo. A seguir expicarei o porquê e posteriormente citarei os efeitos.

A princípio, quando o bem estar dos indivíduos estão aumentando, supõe-se ganhando mais, consumindo mais e sobrando dinheiro, entende-se que ele está enriquecendo. Logo, se a pessoa está consumindo satisfatoriamente, satisfazendo suas necessidades e ainda sobra dinheiro, o que a pessoa faz? ela guarda esse restante. Supomos aqui, ele guarda na poupança. Se você vê que muitas pessoas estão fazendo isso, entende-se que as pessoas estão enriquecendo. Logo as reservas dos bancos aumentam, poucas pessoas recorrem aos bancos para pedir empréstimos (pois elas não precisam). Resumindo, reservas dos bancos aumentam, bancos com muito dinheiro, poucas pessoas para sacar e pedir emprestado, oferta aumenta e demanda cai. Então, os juros caem, o preço do dinheiro fica barato, pegar dinheiro emprestado fica mais fácil e barato. Esse é o primeiro efeito. O segundo, é o sinal que isso alarma para a economia. As pessoas estão mais ricas, podem gastar mais e pegar dinheiro emprestado está barato. Logo, isso se torna um ambiente propício para as empresas expandirem ou surgir novas empresas e empreendimentos, o mercado tende a expandir. Grandes investidores pegarão montanhas de dinheiro emprestado, iniciar novos negócios, ampliar o mercado e a concorrência. Se não houver interferência governamental (por isso citei no começo que esse sinal pode ser verdadeiro ou falso), ceteris paribus, haverá um mercado ainda mais desenvolvido, competitivo, novos players e maior opções de qualidade e preços mais baixos para os consumidores.

Mas como eu disse no comecinho da resposta, isso é apenas uma análise técnica. Não se pode negar as interferências do governo e como elas são danosas para a economia e a sociedade como um todo. Vide a economia de Keynes, que deturpa toda a lógica de mercado nesse quesito.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O efeito será uma demanda maior de crédito externo por parte da empresas brasileiras, ou seja, a movimentação de capitaisfinanceiros estrangeiros está condicionada aos diferenciais das taxas de juros entre diversos paises.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais