Buscar

Qual a reação do repolho roxo com NaOH?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabel Cristina

A reação eu não sei, até porque reações de indicadores não são muito explicadas, mas vai corar em verde com a base por causa da antocianina do repolho. Caso fosse em ácido, ao invés de NaOH a cor seria púrpura ou amarelo se a solução for fortemente ácida.

1
Dislike0
User badge image

Passei Direto Verified user icon

O repolho roxo contém pigmentos, as antocianinas, que  são capazes de alterar sua estrutura e, consequentemente, coloração de acordo com o meio ácido ou básico em que se encontram. Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de pH, pois a antocianina que o compõe varia de acordo com pequenas alterações do pH da solução. À medida que se tem diferentes proporções dessas estruturas (cátion, base e ânion cianina), se tem diferentes colorações.

O NaOH, hidróxido de sódio, é uma base forte, com um alto valor de pH, fazendo com que o extrato adquira a coloração amarela, que corresponde ao ânion cianina.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais