Buscar

Principais substratos usados na fermentação,suas concentrações,condições de pH e temperatura.

💡 4 Respostas

User badge image

Alexandre Helmer da Paixão

Jovem, quantidade de Glicose utilizada, condições de pH e temperatura do sistema fermentador são variáveis inerentes ao microrganismo em questão. Bacterias terão um (e ainda com variações), leveduras terão outro, e assim segue. Seja mais específico quanto ao microrganismo a ser usado.

Recomendo dar uma olhada e no Volume 3 de Biotecnologia Industria. Este trata de processos de fermentação.

Tente não ser tão generalista :-)

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A fermentação é um processo químico anaeróbico responsável por sintetizar energia na forma de ATP sem o envolvimento da cadeia respiratória.


Em quase todas as reações de fermentação, os açúcares se apresentam como principal substrato, em especial a sacarose. Sendo a fermentação um processo químico, é de esperar que fatores físicos e químicos como concentração do substrato, pH e temperatura tenham influencia. Estudos mostram que, para o rendimento da fermentação ser adequado deve-se manter a temperatura entre 25ºC e 30ºC, o pH deve ser ligeiramente ácido (entre 4,5 a 5,0) e a concentração do substrato deve ser mediano de forma a não faltar ou sobrar.


Portanto, os principais substratos usados na fermentação são açúcares que, na maioria das vezes, trata-se da sacarose. Para um rendimento adequado do processo, a temperatura deve permanecer entre 25ºC e 30ºC, o pH entre 4,5 e 5,0 e concentração do substrato deve ser mediano, onde o valor depende da situação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais