Buscar

Qual o conceito de Jurisprudência e doutrina?

Inicei à pouco tempo os estudos para concurso, e esses conceitos vieram em direito constitucional, porem pesquise, contudo ainda não consegui compreender!

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Paulo

Bom dia.

 

Jurisprudência - cojunto de reiteradas decisões judiciais que formam o entendimento jurídico sobre determinado assunto.

Doutrina - entendimento científico, conceitual e fundamental acerca do estudo dogmático sobre determinado tema.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Jurisprudência:

Segundo Miguel Reale, pela palavra “jurisprudência”, devemos entender a forma de revelação do direito que se processa através do exercício da jurisdição, em virtude de uma sucessão harmônica de decisões dos tribunais.

Importa ressaltar que o direito jurisprudencial não se forma através de uma, duas ou três sentenças. É necessário que haja uma série de julgados que guardem, entre si, uma linha essencial de continuidade e coerência.

Para que se possa falar em jurisprudência de um Tribunal, é necessário certo número de decisões que coincidam quanto à substância das questões objeto de seu pronunciamento.

  • Doutrina:

Doutrina é o resultado do estudo dos pensadores, juristas e jursifilósofos sobre o direito, a interpretação dos sistemas jurídicos positivos e a avaliação de sua aplicação na sociedade.

A doutrina pode ser tida como fonte do direito, pois constitui-se em ambiente propício à formação do melhor critério de interpretação, oferecendo às normas jurídicas um fundo científico e consistente. Nela os juristas obtêm o conhecimento necessário, tendo razão Ribas Carneiro quando afirma que "uma lei será tão mais perfeita, quanto melhor houver sido a colaboração dos juristas versados na matéria".

 

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais